Desde a primeira edição que o Sumol Summer Fest se afirmou como o pontapé de saída para o verão de milhares de festivaleiros. E esta celebração anual da chegada do verão faz-se desde 2009 com Música, mas também com o mar sempre ao lado e a cultura urbana sempre presente. Foi assim que, ao longo dos seus já 14 anos de vida, o Surf, o Skate, a Arte e a Dança, se foram juntando à Música para oferecer uma experiência de Festival única. A localização que agora nos recebe é nova, mas os ingredientes mantêm-se. Assim, na a 13ª edição do Sumol Summer Fest estes 4 eixos ganham uma nova evidência, com uma programação diária que não vai deixar ninguém parado, assegurada pelos parceiros do Festival e em ligação com a comunidade local. 

Durante o Sumol Summer Fest, a ASUS Portugal vai estar a promover os seus portáteis Vivobook com ecrã OLED, ligando o conceito “Power to Wow the World”, não só à Música, mas também ao universo do Surf, através do patrocínio deste eixo do Festival que agora ganha novo relevo. Com a iniciativa Surf powered by ASUS, a ASUS irá proporcionar aulas de surf para 20 pessoas em cada um dos dias do Sumol Summer Fest, em parceria com a Associação de Surf da Costa da Caparica, para que a tua manhã comece logo com energia e boa disposição. As aulas serão oferecidas através de um passatempo que decorrerá no Instagram da @asuspt e do @sumolsummerfest, para todos os que já tenham bilhete para o Festival. Fica atento! 

A expectativa para esta ação é criar uma conexão especial entre a ASUS e este público jovem, que gosta de desporto e se importa com o seu bem-estar e outras causas importantes, como saúde mental e sustentabilidade, e as defende com convicção.  

O MOCHE volta a marcar presença no Festival que marca o início do verão. Com a curadoria dos skaters e parceiros do MOCHE – os gémeos Bernard e Laurence Aragão, juntamente com a escola de skate, MOCHE SKATE ACADEMY –, o MOCHE irá fazer a festa do skate na Costa da Caparica. É assim que vais poder viver alguns momentos únicos neste espaço, dos quais se destacam: 

  • A MOCHE Skate Jam, em que os festivaleiros vão poder assistir aos melhores skaters nacionais a partir a loiça num formato Jam, inspirada pelos primeiros campeonatos de street skate dos anos 80. Com este formato pretende-se trazer o melhor do skate: diversão, liberdade e expressão artística. 
  • O Pop Car Assault, um carro que irá ser skatado de todas as formas possíveis e imaginárias pelos skaters convidados. 
  • Skate é muito mais do que só andar de skate… e no espaço MOCHE não vai ser exceção, a música e a arte também vêm de mãos dadas com o skate fazer a festa no espaço Moche. O coletivo Vês Três irá colorir e pintar o carro a rigor para o Pop Car Assault, e a artista Ana Malta aka “Num Pára”, também parte do coletivo, vai fazer um live painting do obstáculo/logo Moche no decorrer da noite de sábado. 

 

A par de todas estas iniciativas haverá também aulas de skate gratuitas para todos os festivaleiros, bem como campanhas especiais na coleção de roupa MOCHE, na caravana “OFFICINA MOCHE”.” 

O Sumol Summer Fest mudou de espaço ocupará agora o parque de campismo da Costa da Caparica, permanecendo no local algumas das suas infraestruturas que serão usadas no Festival. Na sua vertente de apoio à arte urbana, a marca Sumol vai requalificar e dar uma nova cara a uma destas infraestruturas – o edifício de apoio a casas de banho e balneários – aproveitando o momento para dinamizar o evento, dando palco aos novos talentos da comunidade local e seguidores da marca.

 

Através de uma ação promovida nas escolas secundárias locais e no instagram Sumol e Sumol Summer Fest, a marca vai lançar um desafio a artistas emergentes: decorar as paredes deste edifício com a mentoria de quem já as conhece bem – Gonçalo MAR, autor da peça que atualmente ocupa o edifício a redecorar, e Pitanga, artista local, oriunda de Almada.

 

“Ganda Lata” é o mote que dá nome ao desafio, no qual 6 artistas emergentes serão selecionados para partilharem com esta dupla as paredes do Festival, e ainda ganharem bilhetes para o mesmo. Nas escolas locais, os alunos vão ser desafiados a mostrar as suas skills de desenho num poster com um mock-up do edifício do festival.

No instagram da Sumol e do Sumol Summer Fest, os seguidores da marca serão incentivados a completar este desafio digitalmente, utilizando a mesma imagem a ser partilhada numa landing page.

Foi em 2022 que a Dança ganhou o seu espaço próprio no Sumol Summer Fest, pela mão da Jazzy Dance Studios. Na 13ª edição, a Jazzy vai oferecer momentos de dança em que o protagonista és tu! 3 professores de dança vão promover segmentos de muito ritmo, que vão passar pelo Afro, Funk, Hip Hop, Dancehall, House e Pop Music. Com estes ritmos contagiantes, coreografias simples e divertidas, a promessa é de que não vais conseguir ficar parado! 

Tik Tok Battles – as trends começam aqui. O Tik Tok é atualmente a rede que mais cresce no mundo, e é também conhecida como a plataforma que mais coreografias lança para o mercado. Atualmente, muitas pessoas dão os primeiros passos com as coreografias que aprendem no Tik Tok e ganham coragem para se mostrar ao dançar as mesmas. As battles de Tik Tok online já estão a viralizar, mas chegou a hora de levar esta tendência para o palco no Sumol Summer Fest. 16 bailarinos vão discutir o lugar do rei do Tik Tok, e serás tu a decidir o vencedor. 

Tik Tok Show – uma viagem dos maiores êxitos do Tik Tok desde a sua origem, com as coreografias mais famosas por alguns dos melhores bailarinos nacionais, que promete agarrar todos do início ao fim. 

U.N.I.T.Y. by Jazzy Dance Crew – um espetáculo que aborda os conflitos diários que afligem a sociedade. O Humano é um ser, por natureza, social. Contudo, a falta de comunicação, a queda de valores e a luta entre egos leva a que a sua relação com o próximo se torne difícil. É neste contexto que nasce o U.N.I.T.Y, como um foco nas lições educacionais que a Jazzy Dance Crew procura difundir através da dança. O que impede a união? O que é preciso para a conquistar? Esta peça será uma exploração deste tema de forma íntima e explosiva. 

Afro Dance Battle – uma competição em que o ritmo dominante passa pelo afrobeat, afro house, kuduro e outros estilos vindos diretamente de África. O mote é freestyle, vibração e muito boa vibe. 16 concorrentes vão dançar ao ritmo a que o DJ lançar os beats, e terão de te impressionar com movimentos impactantes! Cada concorrente terá sempre 2 rondas para mostrar o seu talento e serás tu quem irá decidir o vencedor, com a votação no momento!